ANA KELLY LEITAO DE CASTRO
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07:30 ás 17:00
AV. DOM LINO, Nº 1383 - CENTRO
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CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE RUSSAS: CMSInformações Principais:Data de Criação: 8 de Abril de 1992 Descrição: CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE RUSSAS: CMS Secretaria: Secretaria de Saúde Telefone: (88) 3411-8419 Email: russascms@gmail.com Site: Não informado Não há dados cadastrados. Membros Ativos:
Membros Suplentes:
Atribuições:
Ações do Conselho
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Art. 48. Compete à Secretaria Municipal de Saúde:
I — planejar, coordenar, executar e controlar todas as atividades da Secretaria Municipal de Saúde organizando, orientando e promovendo o desenvolvimento na área de saúde;
II — supervisionar, coordenar e promover a prestação de assistência médica e odontológica à população;
III — promover campanhas de vacinação e de esclarecimento público, inclusive colaborando com as demais esferas governamentais;
IV — fiscalizar a inspeção de saúde dos servidores municipais para efeitos de admissão, demissão, licença, aposentadoria e outros fins legais;
V — estimular e garantir a ampla participação da comunidade na elaboração, controle e avaliação da política de saúde do Município;
VI - promover ações coletivas e individuais de promoção, prevenção, cura e reabilitação da saúde;
VII — organizar os programas de saúde segundo a realidade epidemiológica e populacional do Município, garantindo um serviço de boa qualidade;
VIII — garantir o acesso da população aos equipamentos de saúde;
IX — garantir equidade, resolutividade e integralidade nas ações de atenção à saúde;
X — estabelecer prioridades a partir de estudos epidemiológicos e estudos de viabilidade financeira;
XI — fortalecer mecanismos de controle através do Conselho Municipal de Saúde;
XII - permitir ampla divulgação das informações e dados em saúde;
XIII - garantir, nos termos de sua competência, acesso gratuito a todos os níveis de complexidade do sistema;
XIV — implantar efetivamente sistema de referência e contra referência;
XV — estabelecer mecanismos de efetiva avaliação e controle da rede de serviços;
XVI — valorizar as ações de caráter preventivo e promoção à saúde visando à redução de internações e procedimentos desnecessários;
XVII — estabelecer mecanismos de controle sobre a produção, distribuição e consumo de produtos e serviços que envolvam riscos à saúde;
XVIII — fortalecer as ações de vigilância em saúde enquanto rotina das Unidades de Saúde;
XIX — participar efetivamente das ações de integração e planejamento regional de saúde;
XX — promover a saúde e a qualidade de vida no trabalho aos servidores públicos, assim como gerenciar o serviço de assistência médica do trabalho;
XXI — garantir boas condições de trabalho aos servidores dos órgãos sob sua subordinação, propondo medidas que julgar adequadas para evitar doenças profissionais e acidentes do trabalho;
XXII — expedir instruções que orientem o cumprimento de leis, decretos, portarias e circulares, pertinentes a essa Secretaria;
XXIII — efetuar e/ou determinar a avaliação de desempenho de seus subordinados em conformidade com a legislação vigente;
XXIV — estudar os assuntos que lhe sejam submetidos pelo Prefeito, elaborando pareceres e apresentando soluções;
XXV — controlar e supervisionar o uso de equipamentos de segurança quando for o caso;
XXVI — receber o contribuinte e prestar-lhe adequado atendimento;
XXVII -- representar o Município quando solicitado pelo Prefeito;
XXVIII — coordenar e fiscalizar os serviços de sua pasta;
XXIX — apresentar ao Prefeito relatório anual dos serviços realizados pela Secretaria;
XXX — praticar os atos pertinentes às atribuições delegadas pelo Prefeito;
XXXI — supervisionar o controle de utilização da estrutura física, equipamentos e mobiliário; e
XXXII — exercer outras atividades correlatas designadas pelo Prefeito ou atribuídas mediante decreto do Poder Executivo.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes ao:
. Acompanhamento dos sistemas de faturamento do município;
. Fechamento do faturamento do município;
. Processamento dos dados e envio do faturamento do município;
. Recebimento do faturamento dos conveniados;
. Processamento e envio dos faturamentos provenientes do SIA/SUS e SIH/SUS dos conveniados;
. Apuração dos dados enviados pelo Ministério de Saúde referentes aos valores apurados no faturamento público e conveniado;
. Verificar a adequadação, a resolubilidade e a qualidade dos procedimentos e serviços de saúde disponibilizados à populção;
. Confecção do relatório de pagamento e envio para conferência e pagamento pelo gestor do FMS;
. Avaliação de laudos para emissão de AIH;
. Emissão de AIHs;
. Avaliação de parte de prontuários médicos dos pacientes internados no conveniado;
. Avaliação do movimento das internações;
Compreendem suas atividades, aquelas previstas nas normas que os instituíram.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a fazer a coordenação das atividades da assessoria de imprensa, redação e aprovação de textos, atualização dos diferentes canais de comunicação da empresa e é responsável pela organização de eventos internos.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Executar as políticas de Mobilização Social em Saúde em âmbito municipal;
. Estabelecer a periodicidade das reuniões do Núcleo Municipal de Mobilização Social em Saúde;
. Registrar em atas, os assuntos tratados e decisões tomadas nas reuniôes periódicas do Núcleo Municipal de Mobilização Social em Saúde;
. Criar, organizar e manter atualizado os Dados de Mobilização Social em Saúde, contendo, discriminadamente, a relação de todas as organizações governamentais e não governamentais, associações, grupos, lideranças religiosas, sindicatos, dentre outros, do município;
. Coordenar, monitorar e avaliar as atividades e ações de Mobilização Social em Saúde em âmbito municipal;
. Manter informados os Órgãos Vigilância à saúde, e Secretaria Municipal de Saúde sobre ações e projetos;
. Elaborar e propor ao Núcleo de vigilância à saúde políticas de mobilização social pertinentes à realidade do município.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a :
. Dirigir o Programa Municipal de Combate às Endemias, atuando junto ao Gestor Municipal de Saúde prestando-lhe a Assessoria técnica necessária para prestação de contas das ações desempenhadas pelos Agentes de Combate as Endemias (ACE);
. Assessorar o Gestor local nas informações e índices de contaminação ou infestação por vetores nocivos à saúde da população, apresentando-lhe estratégias de intervenção buscando a solução dos casos;
. Executar e gerenciar as ações de campo do Programa de Prevenção à Dengue, seus objetivos, diretrizes, normas e procedimentos;
. Executar a gerenciar as ações de campo de controle de Leishmaniose Visceral canina;
. Gerenciar o controle de Esquistossomose;
. Gerenciar o controle de Doença de Chagas;
. Gerenciar a campanha de vacinação antirrábica canina e felina;
. Gerenciar o controle de pragas urbanas em geral (ratos, escorpiões, carrapatos e outros);
. Analisar o trabalho de campo e as condições em que esse se desenvolve;
. Servir de elo entre a Supervisão de Vigilância em Saúde e as Equipes de campo para o planejamento e desenvolvimento das ações;
. Contribuir para a melhor utilização e qualificação das pessoas envolvidas nas ações de campo por meio da educação permanente;
. Prestar contas aos órgãos superiores e reguladores em conformidade com as exigências e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Planejar as ações plurianuais de saúde, com construção do plano plurianual da saúde.
. Apresentar e enviar para apreciação e aprovação do plano plurianual da saúde ao conselho municipal de saúde.
. Planejar anualmente das ações de saúde, através de elaboração da programação anual da saúde - PAS.
. Apresentação e envio para apreciação e aprovação da programação anual da saúde ao conselho municipal de saúde.
. Elaboração de planos municipais de assistência á saúde.
. Pactuação de metas para indicadores municipais de saúde.
. Alimentação do sistema de informação do pacto de gestão - SISPACTO, com inserção de metas programadas para a atenção à saúde.
. Elaborar do plano diretor de regionalização do município como ente da 9° região de saúde de russas.
. Elaboração e monitoramento do contrato organizativo da ação pública em saúde - COAP.
. Elaboração e monitoramento das redes de atenção á saúde.
. Avaliação das ações de saúde, por meio da elaboração dos relatórios quadrimentrais de saúde.
. Alimentação do sistema de informação de apoio ao relatório quadrimestral - SARGSUS quadrimestral.
. Apresentação e envio para apreciação e aprovação dos relatórios quadrimestrais de saúde ao conselho municipal de saúde.
. Apresentação e envio para apreciação e aprovação dos relatórios quadrimestrais de saúde à câmara municipal de saúde.
. Avaliação das ações de saúde, por meio da elaboração do relatório anual de gestão - RAG.
. Alimentação do sistema de informação de apoio ao relatório de gestão - SARGSUS
. Apresentação e envio para apreciação e aprovação do relatório de gestão ao conselho municipal de saúde.
. Avaliação e monitoramento mensal dos 62 (sessenta e dois) indicadores municipais de saúde.
. Planejamento, avaliação e apoio técnico às coordenações municipais de saúde.
. Participação em reuniões de planejamento e avaliação das ações de saúde na região de saúde.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Coordenação e execução das ações do PNT- Programa Nacional de Imunização e Rede de Frio;
. Coordenar e monitorar as coberturas vacinais do Programa Nacional de Imunização no âmbito municipal;
. Coordenar tecnicamente a Rede de Frio Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos;
. Coordenar e realizar as Campanhas Nacionais de Vacinação no âmbito municipal;
. Previsão e provisão dos imunobiológicos e insumos necessários para abastecimento das Unidades Básicas de Saúde, HCSR, UPA e empresa DAKOTA;
. Participar dos processos de desenvolvimento e qualificação de profissionais de saúde em sua área de atuação;
. Capacitar e treinar os profissionais que atuam nas salas de vacina;
. Treinar, monitorar, avaliar e participar do desenvolvimento da implantação do sistema SI PNI nominal nas Unidades Básicas de Saúde;
. Informar, monitorar e avaliar a vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinal;
. Previsão, provisão e acompanhamento dos imunobiológicos especiais (CRIE);
. Previsão, provisão e acompanhamento dos imunobiológicos para as crianças exposta verticalmente ao HIV;
. Acompanhamento, avaliação e alimentação mensal do movimento de imunobiológicos junto ao sistema de informação (SI-PNI);
. Realização da Vacinação contra febre amarela segundo critérios epidemiológicos;
. Assegurar Vacinação dos recém-nascidos e puérperas;
. Realizar descartes e destinação final dos frascos, seringas e agulhas utilizadas, conforme normas técnicas vigentes;
. Analisar o desenvolvimento das ações de Imunização para aprimoramento da qualidade do serviço;
. Supervisionar todas as salas de vacinas.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Acompanhar, orientar e coordenar os serviços de Saúde Bucal executados pelas Equipes de Saúde da Família assegurando o Cumprimento dos princípios do SUS;
. Desenvolver ações em parceria co as demais coordenações da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de fortalecer as ações da Atenção Básica;
. Elaborar e emitir relatórios periódicos e análise das metas programadas, bem como a divulgação dos resultados obtidos a fim de propor e fortalecer as estratégias utilizadas;
. Elaborar, acompanhar e apoiar a execução de projetos e eventos que possam fomentar a qualidade das ações de Saúde Bucal na Atenção Básica;
. Definir estratégias de articulação com a gestão municipal para realizar avaliação da Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família;
. Acompanhar, monitorar, avaliar e qualificar a alimentação do E-SUS, identificando inconsistências/erros no registro dos dados e no cadastro de profissionais;
. Estimular a adesão de gestão municipal ao Projeto de Avaliação para a melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família - AMQ e Programação para Gestão por Resultatos na Atenção Básica;
. Acompanhar, monitorar e avaliar os indicadores pactuados pela atenção primária;
. Assessorar o município na análise e gestão dos sistemas de informação, com vistas ao fortalecimento da capacidade de planejamento municipal em conjunto com a Regional de Saúde.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Programação participativa de ações de saúde reprodutiva..
. Elaboração de campanhas municipais de prevenção do câncer de colo de útero e detecção precoce do câncer de mama e próstata;
. Planejamento das ações de pré-natal, planejamento familiar, prevenção do câncer de colo de útero, mama e próstata.
. Avaliação e monitoramento mensal das ações de pré-natal, planejamento familiar, prevenção do câncer de colo de útero e mama.
. Solicitação de material permanente e de consumo para as equipes da estratégia saúde da família.
. Apoio técnico as equipes da estratégia saúde da família.
. Participação semanal nas reuniões de planejamento e avaliação das equipes da estratégia saúde da família.
. Avaliação e monitoramento mensal dos indicadores de saúde reprodutiva.
. Monitoramento das ações da rede de atenção a saúde da mulher no parto, puerpério, crescimento e desenvolvimento infantil - rede cegonha.
. Monitoramento do seguimento de mulheres com alterações citopatológicas e mamográficas.
. Capacitação dos profissionais de saúde das equipes da estratégia saúde da família nas ações de saúde reprodutiva.
. Alimentação dos sistemas de informação da saúde reprodutiva - sistema de informação do câncer - SISCAN e sistema de informação do Pré-natal - SISPRENATAL.
. Monitoramento das ações do plano municipal de oncologia..
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Analisar Monitorar e acompanhar o comportamento epidemiológico de doenças e agravos de interesse municipal e dos âmbitos federal e estadual, respeitada a hierarquia entre as instâncias;
. Participar na formulação de políticas, planos, programas de saúde e na organização dos serviços;
. Gerenciar e monitorar os sistemas de informação de base epidemiológicos para a análise da situação de saúde. Sistema de informações de agravos de notificação - SINAN, e SINAN-Online;
. Sistema de informação sobre mortalidade - SIM, Sistema de informação de nascidos vivos - SINASC e Sistema de informação sobre Tuberculose - SILTB;
. Adotar e recomendar medidas de prevenção, controle e eliminação ou erradicação de doenças, riscos de agravos à saude;
. Monitorar os casos de Microcefalia e realizar planilha semanal dos casos idenficados;
. Solicitar os prontuários dos Hospitais e Unidades Básicas de Saúde para Análise e investigação dos óbitos de causa mal definida;
. Solicitar à delegacia o boletim de ocorrência em caso de acidentes de trânsito.
. Monitoramento de Campanha;
. Monitoramento de Notificação;
. Relatório Mensal de Busca Ativa de casos suspeitos de Sarampo;
. Análise, interpretação e Processamento dos dados coletados;
. Análise dos prontuários dos óbitos de causa mal definida, para a conclusão do falecimento.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Participar de reuniões promovidas pela Secretaria Municipal, quando necessário;
. Promover e participar de ações intersetoriais com outras secretarias do poder público e sociedade civil, bem como outros equipamentos de saúde;
. Coordenar e organizar a rede de saúde mental, conforme a politica do CAPS tipo II, do município;
. Conhecer os níveis de complexidade dos serviços e práticas de saúde;
. Instrumentalizar de forma contínua as ESF's (Equipes de Saúde da Família) com vistas a uma maior resolutividade dos casos de transtorno mental, ter conhecimento dos fundamentos do SUS e dos preceitos que embasam a Reforma Psiquiátrica.
. Coordenar o setor administrativo e burocrática da unidade, desde a manutenção da parte física do setor (insumos alimentícios, material de expediente e manutenção de prédio) bem como serviços do recursos humanos do setor;
. Acompanhar, Monitorar e Alimentar os sistemas do CAPS;
. Enviar relatórios dos serviços do CAPS.
Compreendem suas atividades , aquelas pertinentes a coordenação as atividades que lhe competem, e garantir execução dos serviços.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Assessorar e participar do processo de territorialização e Mapeamento da área de atuação das equipes;
. Monitorar o acompanhamento das pessoas e famílias adstritas no território de cada Agente Comunitário de Saúde;
. Participar das atividades de planejamento e avaliação das ações da equipe;
. Monitorar o registro das atividades realizadas através de visita domiciliar e a atualização dos cadastros no E-SUS.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Acompanhar, orientar e coordenar os serviços de Atenção Básica executados pelas Equipes de Saúde da Família, assegurando O cumprimento dos princípios do SUS;
. Desenvolver ações em parceria com as demais coordenções da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de fortalecer as ações da Atenção Básica;
. Elaborar e emitir relatórios periódicos e análise das metas programadas, bem como a divulgação dos resultados obtidos a fim de propor e fortalecer as estratégias utilizadas;
. Elaborar, acompanhar e apoiar a execução de projetos e eventos que possam fomentar a qualidade das ações da Atenção Básica;
. Definir estratégias de articulação com a gestão municipal para realizar avaliação da Atenção Primária à Saúde e da Estratégia Saúde da Família;
. Acompanhar, monitorar, avaliar e qualificar a alimentação do E-SUS, identificando inconsistências/erros no registro dos dados e no cadastro de profissionais;
. Estimular a adesão da gestão municipal de Saúde ao Projeto de Avaliação para a Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família - AMQ e Programação para Gestão por Resultados na Atenção Básica;
. Acompanhar, monitorar e avaliar os indicadores pactuados pela atenção primária;
. Assessorar o município na análise e gestão dos sistemas de informação, com vistas ao fortalecimento da capacidade de planejamento municipal em conjunto com o Regional de Saúde;
. Orientar e facilitar a implantação de dispositivos de gestão do cuidado;
. Identificar e articular as ações de educação permanente pertinente com o momento e contexto das equipes;
. Estimular o aprimoramento dos profissionais na participação de pesquisas, projetos, congressos e cursos;
. Garantir a existência de instrumentos de sistematização das ações que contribuem com a melhoria dos indicadores bem como a divulgação de resultados e promoção de discussões periódicas entre gestores e profissionais de saúde como ferramenta de gestão estimulando a reflexão e estratégias de intervenção;
. Mediar conflitos a fim de conformar projetos comuns;
. Identificar, articular e promover o compartilhamento e trocas de experiências no grupo;
. Oferecer suporte na elaboração de projeto terapêutico singular ao aprimoramento do acolhimento; a análise das informações e prioridades em saúde; as definições de ações para acompanhamento; e a promoção, articulação o aperfeiçoamento dos profissionais para o correto registro das informações;
. Orientar e facilitar a implantação de dispositivos de gestão do cuidado;
. Acompanhar, monitorar, avaliar e qualificar a alimentação do e-sus identificando inconsistências e erros nos registros dos dados e cadastros de profissionais.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Monitorar o cumprimento das funções específicas de cada núcleo;
. Realizar monitoramento dos repasses estaduais e federais relativos ao custeio da UPA;
. Monitorar e controlar os gastos da unidade;
. Monitorar junto ao setor de farmácia a previsão de materiais, encaminhando pedidos ao setor de compras quando necessário.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Organizar a escala de médicos da unidade;
. Monitorar trocas e faltas, e informar estas informações à coordenação administrativa;
. Quando solicitado pela coordenação administrativa, investigar e se posicionar diante de conduta médica questionável, do ponto de vista clínico ou profissional;
. Definir protocolos, realizar atividades de educação continuada com os médicos da unidade;
. Resolver demandas apresentadas pelos médicos plantonistas da unidade.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. No início das atividades do dia, checar todas as fichas de atendimento geradas no dia anterior, verificando aspectos que demandem intervenção por parte das coordenações;
. Verificar a presença de fichas de notificação, escaneá-las, armazená-las em pasta própria do sistema, e atualizar o consolidade mensal de notificação de agravos compulsórios;
. Responsabilizar-se pela elaboração das escalas de serviço;
. Monitorar a geração de resíduos pelo serviço, e encaminhar consolidado para a Vigilância Sanitária do município;
. Monitorar as anotações de enfermagem no livro de ata e no sistema eletrônico;
. Monitorar faltas de profissionais, e, se necessário, solucionar falta de profissional para assumir o plantão;
. Manter registro atualizado dos profissionais de Enfermagem do serviço, monitorando inclusive sua regularidade junto ao COREN, bem como intervir em casos em que haja irregularidade no exercício profissional;
. Recepcionar, ambientar e capacitar os profissionais novatos, a fim de que adquiram as habilidades e competências necessárias ao trabalho na unidade.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes à regulação dos procedimentos hospitalares do Polo de Russas e Macro/Fortaleza.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Auxiliar a supervisão de endemias e zoonoses a desenvolver as atividades de competência da supervisão;
. Supervisionar os chefes de equipes e do agente de endemias do controle de vetores dengue e chagas existentes no município;
. Acompanhar o trabalho de campo (FOCAL) dos chefes de equipes e do agente de endemias no controle dos vetores; dengue e Chagas;
. Avaliar e consolidar semanalmente e mensalmente os impressos que trazem indicadores e informações do trabalho focal de dengue para alimentação do SISFAD;
. Avaliar e consolidar semanalmente e mensalmente os impressos que trazem indicadores e informações do trabalho focal de Chagas;
. Aquisição, Armazenamento, Distribuição e Controle do material utilizado no trabalho de campo aos chefes de equipes;
. Aquisição, Armazenamento, Distribuição e Controle do inseticida utilizado na borrifarão e no trabalho focal aos chefes de equipes;
. Controle de entrada e saída dos chefes de equipes e do agente de endemias através da folha de ponto;
. A definição e supervisão de locais possíveis de borrifarão.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a promover o desenvolvimento de ações estratégicas voltadas à saúde tendo como eixo estruturador as ações de atenção estratégica em saúde;
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Conferir as Ordens de Fornecimento, recebimento e conferência de mercadorias, controle de estoque (permanente, expediente, consumo, médico-hospitalar, limpeza, laboratório);
. Preparação dos materiais a serem despachados, baixa de estoque, etc;
. Atender todos os setores da Secretaria municipal de Saúde;
. Fazer levantamento dos bens de equipamentos permanentes.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes ao:
CNES: Gerenciamento do cadastro nacional de estabelecimentos e profissionais da saúde publica e privada como forma de informação e operacionalização de dados.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
Regulação da policlínica: Regula especialidades médias de referências locais e exames de apoio diagnóstico e terapêutico.
Regulação das especialidades municipais: Regula as especialidades locias de medidas ambulatoriais referenciadas, exames de apoio e terapêutico;
Regulação das especialidades do Centro Odontológico local.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Institucionalizar a Assistência Farmacêutica (AF) no organograma da Secretaria Municipal de Saúde;
. Coordenar a estruturação e a organização dos serviços de AF;
. Instalar uma farmácia central com área adequada para atendimento;
. Assegurar a contrapartida municipal para a Assistência Farmacêutica;
. Dispensação de medicamentos para população informando quanto ao uso, armazenamento e uso racional de mecicamentos;
. Controle de estoque físico e virtual abastecendo o sistema HORUS do Governo Federal;
. Transporte de medicamentos da COASF para a CAF trimestralmente referentes à programação anual;
. Permuta de medicamentos com municípios vizinhos para melhor atender a população;
. Disponibilidade para reuniões na COASF em fortaleza e na 9ª Regional de Saúde de Russas sempre que convocado;
. Controle de temperatura da CAF e da geladeira dos medicamentos termolábeis;
. Controle e movimentação de medicamentos vencidos;
. Gerir o sistema Hórus, mantendo o acompanhamento de gestão;
. Elaboração de mapas trimestrais e anuais de medicamentos de controle especial para vigilância sanitária do município;
. Elaboração de mapas mensais para 9ª Regional de Saúde de medicamentos para tratamento de tuberculose, hanseníase, insulinas e talidomida;
. Elaboração da programação anual da compra de medicamentos da Atenção Primaria e Atenção Secundaria;
. Armazenamento correto dos medicamentos;
. Visitas técnicas aos postos de Saúde do município para avaliar e fiscalizar o armazenamento e uso dos medicamentos dos postos;
. Informar, acompanhar e amparar os demais profissionais que atuam na CAF;
. Manter em dias todas as documentações exigidas pelos órgãos fiscalizadores;
. Estar inscrito no órgão competente CRF;
. Participar das reuniões que envolvam a equipe multiprofissional;
. Realizar ações de promoção da saúde;
. Qualificar fornecedores por meio de indicadores relacionados à entrega, aos prazos e à qualidade dos produtos;
. Elaborar catálogo de especificação dos medicamentos pactuados/insumos;
. Criar comissão para acompanhamento da programação dos medicamentos dos programas estratégicos.
. Avaliar as ações de AF (monitoramento por meio de indicadores).
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes ao:
. Gerenciamento do Sistema de informações ambulatoriais - SIA das unidades de saúde do município para o Ministério da Saúde, contendo as informações de quantidade e procedimentos realizados pelas unidades, e contra parâmetros orçamentários estipulados pelo próprio Gestor de saúde, antes de aprovar o pagamento;
. Gerenciamento do Sistema de Informações Hospitalares - SIH no processo de produção das unidades hospitalares gerando os créditos referentes ao serviço prestado.
Não informado
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Realizar o cadastro dos novos profissionais no sistema de atendimentos, fornecendo-lhes login e senha para acesso;
. Treinamento de novos profissionais para o correto uso do sistema de atendimentos;
. Treinamento de novos profissionais para o uso do sistema UNISUSWEB, destinado às transferências de pacientes;
. Zelar pelo correto funcionamento do sistema de atendimento, solucionando problemas que se apresentem;
. Solucionar problemas encontrados durante o manuseio de computadores e impressoras utilizados nas atividades assistenciais.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Analisar juntamente com a gestão das unidades o quadro de pessoal, levantando a necessidade de servidores para seu regular funcionamento, procedendo à movimentação ou admissão de pessoal para provimento dos cargos;
. Acompanhar a elaboração do processo de contratação de pessoal, conforme a Legislação vigente, compatibilizando com as diretrizes e necessidades de Secretaria Municipal de Saúde;
. Encaminhar à Secretaria de Gestão de Pessoas os contratos devidamente assinados dos funcionários admitidos;
. Acompanhar as avaliações do pessoal da SEMUS;
. Acompanhar a vida funcional dos servidores, tomando as providências necessárias (controle de frequência, concessão de licenças, férias, exame médico periódico, etc).
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Coordenar o transporte de paciente: Intra-Hospitalar e Inter-Hospitalar;
. Controlar os serviços de desgaste e troca de óleo lubrificante dos veículos providenciando assim os devidos consertos e reparos dos mesmos;
. Gerenciar os profissionais condutores de veículos em relação ao horário de entrada e saída do trabalho assim como zelo cuidado e responsabilidade pelo veículo e para com seus passageiros;
. Controlar a assinatura da folha de ponto diariamente, atestado médico, faltas e outros que venham a ocorrer, comunicando ao setor resposável(RH).
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Acompanhamento nutricional de pessoas de todas as faixas etárias: desde à gestação ao envelhecimento;
. Acompanhamento nutricional de casos de:
- Obesidade;
- Desnutrição;
- Hipertensão arterial;
- Daibetes;
- Dislipidemia;
- Constipação;
- Intolerância à lactose;
- Alergia à proteína do leite de vaca;
- Entre outros...
. Atendimento de puericultura;
. Atividades educativas de promoção de saúde e prevenção de doenças;
. Acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família;
. Acompanhamento do Programa de Suplementação de Ferro e Vitamina A.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Cadastro de estabelecimentos sujeitos a vigilância Sanitária;
. Inspeção em estabelecimentos sujeitos a vigilância sanitária: (frigorífico, farmácia, óticas, consultório médico, consultório odontológico, comércio de alimentos, serviço de alimentação);
. Licenciamento de estabelecimento sujeito à vigilância sanitária;
. Investigação de surto de doenças transmitidas por alimentos;
. Investigação de surto de infecções em serviço de saúde;
. Inverstigação de eventos adversos ou queixa técnica;
. Atividade educativa para população;
. Atividade educativa para o setor regulado;
. Recebimento de denúncia;
. Atendimento a denúncias;
. Cadastro e inspeção sanitária em estabelecimento de longa permanência de idosos;
. Instauração de processo administrativo sanitário;
. Monitoramento da qualidade da água para consumo humano;
. Cadastro de solo potencialmente contaminados;
. Alimentação dos sistemas: SISAGUA, SISSOLO e GAL.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. O coordenador é devidamente qualificado para atuar na distribuição de tarefas, confiando-as a pessoas a ela subordinadas capazes da execução;
. Delegar autoridade a outrem;
. Intervir sempre que necessário, corrigindo eventuais falhas;
. Obter recursos junto à esfera superior;
. Avaliar e filtrar ideias que possam surgir e que possam ser úteis na evolução dos pacientes;
. Responsável em receber a demanda de usuários, enviados por outros órgãos competentes;
. Responsável por todos os ambientes de atendimento, visando a manutenção de matérias, para o desenvolvimento do mesmo.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Gerenciar e executar atividades relacionadas a análises clínicas de material biológico;
. Gerenciar e supervisionar a coleta, identificação e registro de materiais biológicos destinados e exames;
. Executar determinações laboratoriais pertinentes à parasitologia, urianálises, imunologia, hematologia e bioquímica;
. Planejar, gerenciar e executar atividades laboratoriais inerentes ao quadro de funconários, funcionamento do laboratório e produção do mesmo;
. Participar de atividades específicas, relacionadas com planejamento, atualização, levantamentos, comissões, normas e eventos científicos no campo da saúde;
. Fornecer dados estatísticos e apresentar relatórios de atividades;
. Gerenciar o exercício de funções no laboratório de análises clínicas;
. Acompanhar os exames pactuados com estado através do monitoramento do sistema GAL;
. Monitorar pacientes portadores de HIV/AIDS através de coleta para execução dos exames cd4 e carga viral que são escaminhados para o LACEN;
. Adquirir e controlar o estoque das medicações antirretrovirais (ARV) , bem como, as das doenças oportunistas (do) que são destinadas aos portadores de HIV/AIDS;
. Gerenciar e acompanhar a realização das baciloscopias do município;
. Gerenciar e acompanhar a coleta, envio e o resultado dos testes do pezinho que são realizados pelo LACEN.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Elaborar e Executar as Ações Programadas da PAM (Programação das Ações e Metas em DST/AIDS);
. Supervisionar as atividades realizadas pela equipe;
. Responsabilizar-se pelas campanhas de Fique Sabendo (Testes rápidos de HIV, sifílis, hepatites B e C) no município;
. Responsabilizar-se pelos sistemas SIMC e SISLOGLAB;
. Responsabilizar-se pelo Almoxarifado dos Testes Rápidos;
. Estoque e liberação para todos as UBS e UPA;
. Realizar prestação de contas dos testes rápidos junto à regional;
. Capacitar em testagem rápida e aconselhamento para HIV, sfílis, hepatites B e C, todas as UBS, UPA e hospital;
. Reunir mensalmente a equipe para planejar o encontro do Grupo Unidos Por Amor à Vida;
. Solicitar insumos: cestas básicas, material de consumo, expediente, gráfico, limpeza e permanente para o seviço;
. Preparar licitação anualmente;
. Dar suporte técnico às UBS para o controle das DST/Aids;
. Distribuição de preservativos para os profissionais do sexo, pacientes portadores de HIV/Aids dentre outros;
. Responsabilizar-se pelas atividades educativas nas UBS, escolas e comunidade.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Gerenciar e coordenar os veículos e seus respectivos condutores que transportam os profissionais da saúde aos seus devidos
locais de trabalho (PSF).
. Controlar os serviços de desgaste e troca de óleo lubrificante dos veículos providenciando assim os devidos consertos e reparos dos mesmos.
. Gerenciar os profissionais condutores de veículos em relação ao horário de entrada e saída no trabalho assim como zelo cuidado e responsabilidade pelo veículo e para com seus passageiros.
. Controlar a assinatura da folha de ponto diariamente, atestado médico, faltas e outros que venham a ocorrer, comunicando ao setor responsável(RH).
. Acompanhar e controlar as rotas e quilômetros percorridos diariamente pelos veículos sendo preenchido um mapa de rota diariamente.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Propor, coordenar e implementar a Política Nacional de Ouvidoria em Saúde, no âmbito do SUS;
. Estimular e apoiar a criação de estruturas descentralizadas de ouvidoria em saúde;
. Implementar políticas de estímulo à participação de usuários e entidades da sociedade no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS;
. Promover ações para assegurar a preservação dos aspectos éticos, de privacidade e confidencialidade em todas as etapas do processamento das informações decorrentes;
. Assegurar aos cidadãos o acesso às informações sobre o direito à saúde e às relativas ao exercício desse direito;
. Acionar os órgãos competentes para a correção de problemas identificados, mediante reclamações enviadas ao Serviço de Ouvidoria, contra atos ilegais ou indevidos e omissões, no âmbito da saúde;
. Viabilizar e coordenar a realização de estudos e pesquisas visando à produção do conhecimento, no campo da ouvidoria em saúde, para subsidiar a formulação de políticas de gestão do SUS;
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Participar da formulação e implementação da política de atenção à saúde, observados os princípios e diretrizes do SUS;
. Supervisionar, Monitorar e Avaliar as ações e os Sistemas voltadas à atenção à saúde;
. Estabelecer normas, critérios, parâmetros e métodos para o controle da qualidade e avaliação da atenção à saúde;
. Identificar os serviços de referência para o estabelecimento de padrões técnicos de atenção à saúde;
. Supervisionar, acompanhar e avaliar, em âmbito municipal, as atividades das unidades assistenciais da Saúde do município;
. Promover o desenvolvimento de ações estratégicas voltadas à saúde, tendo como eixo estruturador as ações de atenção básica em saúde;
. Promover ações de integração da atenção básica aos serviços de urgência e emergência, à atenção especializada, às ações de vigilância em saúde;
. Promover ações da rede de atenção à saúde.
Compreendem suas atividades, aquelas pertinentes a:
. Coordenar e aprimorar a implementação da Política Nacional de Regulação, Controle e Avaliação, além de viabilizar financeiramente o desenvolivmento das ações e serviços de saúde na atenção ambulatorial e hospitalar do SUS, dentro do estabelecido no Pacto de Gestão.
. Execução das ações diretas de saúde como consultas, exames, internações, principalmente na atenção de média e alta complexidade, com focos na contabilidade financeira do pagamento da produção / e ou processos de execução das ações, portanto, também sobre prestadores de serviços envolvendo cadastro, habilitação, autorização, controle do acesso, supervisão, etc;
. Execução orçamentaria e a aplicação dos recursos destinados à saúde, com focos nos recursos próprios de cada esfera de gestão e nos recursos financeiros transferidos pela União a estados, municípios e instituições no âmbito do SUS;
. Performance dos Sistemas de Saúde em cada esfera de gestão do SUS.